
Em Petrolina, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) iniciou na manhã de ontem (8) as mobilizações estatutárias e regimentais para eleição da composição da próxima diretoria, Conselho Fiscal, efetivos e suplentes. Seguindo o Edital de Convocação para a realização de Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a ordem do dia foi a seguinte: aprovação do regimento e eleição da Comissão Eleitoral.
A assembleia aconteceu na sede do STTAR, na Avenida das Nações, mediante a presença mínima de 20% dos associados aptos a votar, como previsto em edital, que demonstraram interesse e o cuidado com a instituição sindical, cumprindo rigorosamente as formalidades. Foi aprovado com maioria dos votos o regimento que disciplina as próximas eleições, desde os atos preparatórios até a fiscalização e proclamação do resultado do pleito de 2025, bem como foram eleitos os integrantes da Comissão Eleitoral – a qual é responsável pela coordenação, condução, preparação e convocação do processo eleitoral do STTAR. Essa comissão deve ser composta por três membros eleitos em assembleia.
Ao final da AGE, foi eleita por maioria dos votos uma única comissão, que possuía todos os seus membros devidamente registrados, composta pelos associados Crispino Xavier da Silva, Ítala Nayane dos Santos Matias e Luiz Lacerda da Silva. Os três ficam responsáveis por decidir sobre a convocação das eleições e comunicar às empresas o registro de candidaturas sindicais de seus empregados.
Conforme o Artigo 3° do Regimento Eleitoral, qualquer chapa/candidato inscrito ou associado poderá oferecer recurso ou requerimento, no âmbito da instância sindical, devendo a Comissão Eleitoral aceitar ou não, no prazo máximo de dois dias. A eleição para a composição da próxima diretoria do Sindicato está marcada para o dia 11 de junho deste ano.
Foto: Ascom STTAR/divulgação