
A segunda noite do “São João da Gente – Forró por Todo Canto”, realizada no bairro João Paulo II, foi uma verdadeira celebração da identidade cultural de Juazeiro. O público, que no início parecia mais contido, logo se entregou ao clima festivo. Ao som contagiante do forró, a Praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida se transformou, nesta sexta-feira (23), em um grande arrasta-pé, repleto de dança, alegria e descontração.
A festa teve início com a apresentação do Trio Xote do Vale, que animou o público com um forró leve e descontraído, ditando o ritmo dançante que se manteve durante toda a noite. Em seguida, foi a vez de Flávio Baião subir ao palco. Com sua inseparável sanfona e um repertório que revisita clássicos do forró raiz — essência dos festejos juninos —, ele encantou a plateia com uma verdadeira poesia cantada, transportando os corações para outras épocas e criando um clima nostálgico e emocionante. O sanfoneiro não escondeu a satisfação com a receptividade do público.
“É uma sensação maravilhosa. Estou vendo que o povo está gostando da gente. Nosso forró puro, cultural e autêntico está de volta aos grandes palcos, de onde nunca deveria ter saído. Estou feliz em ver o povo aplaudindo e os artistas comprometidos com a boa música, com a música raiz”, explicou o músico.
O encerramento da noite ficou por conta do Trio Granah, que cumpriu a promessa de levar diversão e boa música. Com um repertório que mesclava forró, sertanejo e modão, e com sua já conhecida interação calorosa com a plateia, os músicos desceram do palco e foram ao encontro do público forrozeiro, que não parou de dançar um só minuto.
A festa reuniu famílias inteiras que aproveitaram cada segundo. Crianças brincaram com segurança, enquanto adultos e idosos dançaram e curtiram a programação. A atmosfera foi marcada por diversão, acolhimento e solidariedade, com destaque para as doações de alimentos destinadas ao programa Juazeiro Sem Fome.
Aqueles que aproveitaram o evento para fazer suas vendas também se divertiram. É o caso de Carla Andreza Pereira, mãe da pequena Lilian Vitória, que, entre uma venda e outra, colocava sua filhinha no colo e dançava feliz, protagonizando uma cena linda de afeto entre mãe e filha. Enquanto a mamãe vendia acarajé, Lilian, de apenas seis anos, esbanjava alegria e amor pela cultura nordestina, encantando a todos ao redor com sua espontaneidade. Para Carla Andreza, que disse ter tido ótimas vendas, o trabalho é sinônimo de alegria e é feito em família.
Com um clima de pertencimento entre as pessoas, o evento provou que o forró e a tradição continuam vivos no coração dos juazeirenses. Como bem cantou Flávio Baião, “o forró é animado para quem sabe aproveitar” — e o bairro João Paulo II mostrou que sabe, e sabe muito.
Erica Santana, moradora do bairro Guilhermino, tirou um tempinho para descansar e elogiou a festa. “Eu vim ontem, estou hoje novamente e está prometendo. O prefeito está de parabéns, que ele continue. Eu quero ver a mudança que Juazeiro nunca teve. Já dancei um pouco, estou aqui sentada, mas daqui a pouco eu volto”, disse.
Dona Maria Aparecida, que há cinco anos trocou São Paulo por Juazeiro, ama a cidade e a tradição, e também celebrou a oportunidade de trabalhar e se divertir. “A festa está linda. Ontem vendi bem, hoje também está sendo bom, e ainda está cedo. A gente trabalha, mas também aproveita”, contou.
Ao final da noite, ficou evidente que o São João no bairro João Paulo II fez jus ao nome: um verdadeiro “São João da Gente”, que valorizou as raízes nordestinas e uniu crianças, jovens, adultos, idosos, trabalhadores e artistas em uma só voz. Com muita dança, música e união, a festa encerrou com chave de ouro o primeiro final de semana dos festejos juninos. E os juazeirenses já estão prontos para viver mais noites inesquecíveis nos próximos bairros da programação.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com a TV São Francisco, e visa o resgate das tradições culturais regionais.
Texto: Thamires Costa/ Ascom PMJ/Foto: Gilson Santos