Queijos e hamburgueres fermentados fazem sucesso no Vale do São Francisco

Cidades Juazeiro

O empreendimento Ayo Heru é praticante da alimentação viva e seus produtos têm atraído a atenção de muitos clientes na região

Um estilo de vida saudável que tem ganhado muitos adeptos. A alimentação viva consiste em um modo de vida que preza pela ingestão de alimentos naturais, frutas, vegetais e sementes germinadas. Aqui em Juazeiro, no Norte da Bahia, o empreendimento Ayo Heru, trabalha com a produção e comercialização queijos vegetais de fermentação natural, hambúrgueres de grãos fermentados, iogurtes preparados com raízes e doces naturais sem açúcar, além de uma variedade de alimentos vivos e cozidos.

Comida viva ou alimento vivo é aquele consumido in natura, que se encontra de forma integral na natureza, consumido sem cozimento, sem grelhar, refogar ou assar. Natural de São Paulo, Gabriel Gomes Durães (23), conhecido como Ayo Heru, é Terapeuta Naturopata, culinarista, artista é um dos empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF).  Ele conheceu a alimentação viva através de uma jornada virtual sobre saúde na perspectiva africana, em 2020.

 “Dessa forma, pude entender que essas práticas são muito mais antigas que ideias como o veganismo, isso me fez reaproximar e buscar mais um estado de saúde através da alimentação, e naturalmente, fui compartilhando alguns processos nas redes e em abril de 2021, voltei a vender alguns alimentos numa perspectiva mais saudável”, explicou Heru.

A aproximação do culinarista com os alimentos naturais teve início na adolescência, momento em que apresentou problemas no estômago e rins, e por isso, repensou a respeito da alimentação que realizava. Ayo Heru se aproximou do vegetarianismo e aos 18 anos, quando veio morar em Juazeiro, buscou especialização na cozinha e parou de comer todos os derivados de animais

O culinarista trabalha com a fermentação natural de alguns alimentos e um dos produtos que mais chama a atenção dos clientes são os queijos fermentados, intitulados como “keijus”, preparados com oleaginosas, leguminosas e com sementes e grãos e hambúrgueres preparados com leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha. Os produtos são preparados com sementes adquiridas em lojas de produtos naturais, supermercados e castanhas com fornecedores de produtos agroecológicos do Ceará.

Entre os produtos preparados pelo culinarista estão tortas doces com frutas e sementes; doces sem açúcar processado, sem glúten, sem farinha e sem derivados animais; sucos da fruta integral; refeições completas; cremcheese com fermentação natural e iogurte de raízes, todos se destacam pelo sabor e beleza . A doula ÇaOn é uma das clientes de Ayo Heru . Sempre que pode, adquire os queijos de castanha do culinarista. Para ela, a preferência pelo produto se dá devido aos benéficos para a saúde.

“Além de gostosos, são superinutritivos e fazem bem para a saúde. Eles passam por um processo de germinação e fermentação e existem muitas bactérias boas, muita vida, muita vitalidade”, afirmou ÇaOn.

BENEFÍCIOS: A alimentação viva garante inúmeros benefícios para a saúde, além de ser barata e muito saborosa. Para quem consome, garante para o organismo vitaminas e fitonutrientes. Também regula o aparelho digestivo, auxilia no emagrecimento e reduz o nível de colesterol no organismo, possibilitando também o equilíbrio do sistema imunológico.

SERVIÇO: Gostou dos produtos? Você pode encomendar os seu através do instagram @ayoheru e pelo instagram da @emporiomeusertao.

Texto: Ascom Cesol-SSF e foto: Ayo Heru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *