Reeducandos recebem certificados dos cursos de mecânica de moto e eletricista

Uncategorized

Oitenta reeducandos do regime aberto e livramento condicional acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), receberam, nesta quinta-feira, 28, certificados de conclusão dos cursos de mecânica de moto e eletricista. Esse é o segundo grupo qualificado este ano, o primeiro, também com 80 reeducandos, concluiu os cursos de bolos e tortas e encanador.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto, prestigiou a cerimônia, juntamente com a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual. “Vamos lutar para ampliar as oportunidades de educação para detentos e ex-detentos. Se vocês deram certo, certamente outros darão, assim, a sociedade pode ter um novo olhar. Temos que resgatar a cidadania e vocês têm toda legitimidade de direito de ter uma vida nova”, afirmou Canuto. Os cursos, com carga horária de 60 horas aulas, têm a finalidade de preparar esse público para o retorno ao mercado de trabalho, contribuindo para a diminuição da reincidência criminal, que entre os reeducandos com atividade remunerada, fica em 1%.

A promoção dos cursos de mecânica e eletricista foi do Patronato, através de emendas parlamentares, em parceria com a Associação Pernambucana de Mulheres em Defesa da Cidadania (APMDC). Estiveram presentes na ocasião o superintendente do Patronato, Josafá Reis; a deputada estadual Dulcicleide Amorim; o ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim; a representante da APMDC, Silvana Silvana Souza; professores dos dois cursos e equipe do Patronato.

Os participantes receberam material didático, uniforme, certificado e um kit de trabalho, doado pela Instituição Suíça, Advent Stifitung, parceria do Patronato Penitenciário.


Por Franci Almeida/Foto: Surama Negromonte/SJDH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *