CNBB condena ‘manipulação religiosa’ e quer pacto nacional em defesa da democracia

Uncategorized

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta nesta sexta-feira, 2, na qual condena ‘manipulação religiosa’ e pede, a um mês das eleições, um pacto em defesa da democracia. No documento, a endidade critica “tentativas de ruptura da ordem institucional” com o objetivo de “colocar em xeque a lisura” do processo eleitoral.

“É motivo de preocupação a manipulação religiosa e a disseminação de fake news que têm o poder de desestruturar a harmonia entre pessoas, povos e culturas, colocando em risco a democracia. A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil”, diz o documento dirigido ao povo brasileiro.

O texto destaca ainda a necessidade de se proteger a democracia “por meio de um pacto nacional”. Em seguida, a carta diz que o País “está envolto numa complexa e sistêmica crise”, e menciona a potencialização da violência com a flexibilização da posse e porte de armas que, para a CNBB, “ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade”.

A diminuição das restrições do uso de armas de fogo foi uma das principais medidas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro em seu governo desde 2019 e segue como uma de suas bandeiras de campanha. Ele também questiona com frequência a segurança das urnas e do processo eletrônico de votação, utilizado no Brasil desde 1996, sem nunca ter havido nenhuma comprovação de fraude.

“Conclamamos a sociedade a participar das eleições, escolhendo candidatos que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família”, informa a carta da CNBB, divulgada após uma reunião dos bispos católicos que ocorreu entre o último domingo, 28 de agosto, e esta sexta-feira.

Por Débora Alvares e Daniel Vila Nova/Foto: Felipe Rau/Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *