Raquel autoriza federalização da BR-235 e se reaproxima da família Coelho

Cidades Petrolina

A governadora Raquel Lyra tomou uma importante medida há muito reivindicada pela família Coelho: enviou projeto de lei para a Assembléia Legislativa, autorizando a federalização da BR-235, que liga Petrolina a Casa Nova, uma das mais importantes para o polo de fruticultura irrigada do São Francisco. Ela havia sido estadualizada e deixou de receber recursos federais. O gesto da governadora levou o deputado estadual Antonio Coelho(União Brasil) a ir às redes sociais suas e do irmão Miguel Coelho esta sexta-feira para agradecer, publicamente, à governadora e festejar o fato.

Pela repercussão que teve no clã sertanejo, a providência da governadora, atendendo a pedido de Antonio, pode ensejar uma reaproximação entre Raquel e Miguel Coelho, que andaram se estranhando logo após a eleição de 2022 quando Miguel, não só foi o primeiro líder de prestigio a apoiar a então candidata, como assumiu sua campanha no Sertão do estado e em todos os municípios onde foi votado. Eles chegaram a se reunir três vezes mas depois estabeleceu-se um silêncio entre os dois. Já Antonio, no início do seu mandato, se candidatou a presidente da Comissão de Finanças da Alepe e viu o Palácio ir contra sua pretensão, elegendo para o lugar a deputada estadual Débora Almeida, do PSDB.

_ “Cumprimento e agradeço à governadora por essa decisão tão importante para nossa terra’” – diz o deputado no comunicado pelas redes aos seus eleitores. Ao blog Dellas, ele informou que o ministro Renan Filho, dos Transportes, já garantiu ao ex-senador Fernando Bezerra e ao deputado estadual Fernando Filho a liberação dos recursos necessários para a modernização da 235 que se encontra em situação precária : “nosso povo vai ter mais segurança e o escoamento dos produtos provenientes da irrigação vai ser bem melhor”. A 235 era uma rodovia federal mas foi estadualizada no Governo Jarbas, junto com a BR-232. Na época foi a solução encontrada pelo presidente FHC para que os estados, com recursos federais, mantivessem as rodovias. A 232 foi duplicada mas a 235 enfrentou muitos problemas depois que Jarbas deixou o governo.

Reaproximação muda quadro

Um entendimento entre a governadora e Miguel Coelho conferirá uma maior força política a Raquel, contribuindo para que o União Brasil passe a integrar, oficialmente, sua base política na Assembleia. Dos cinco deputados do partido quatro apoiaram a candidatura de Miguel a governador. Só a deputada Socorro Pimentel, de Araripina, votou em Marília Arraes mas, após a posse da governadora, se reaproximou dela e hoje é considerada base governista na Alepe.

Iza se destaca nos 100 dias de mandato

A deputada federal Iza Arruda, uma das três deputadas eleitas no estado para a Câmara Federal, completou 100 dias de mandato como uma das mais atuantes da geração de novos deputados. Frequente na tribuna e titular da comissão de saúde por indicação do MDB, ela já teve audiências com vários ministros para defender os pleitos de Pernambuco e destinou R$ 10 milhões em emendas para o estado. É uma destacada representante da bancada feminina no Congresso sendo 1.a coordenadora adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara Federal e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Mulher. Fez parte da comitiva do presidente Lula à China e, entre seus projetos, está um que aumenta a pena para responsáveis por importação criminosa de resíduos sólidos perigosos. É também relatora do projeto que cria piso salarial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Sucessão em Glória de Goitá

O vereador de Glória de Goitá, Wellington Andrade, é pré-candidato a prefeito do município na sucessão da prefeita Adriana Paes à qual faz forte oposição, usando as redes sociais. Ele já esteve com a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause quando tratou do assunto e deve comparecer a audiência no Palácio. Wellington apoiou Raquel e deseja ser seu candidato em Glória. A prefeita, que cumpre o segundo mandato, apoiou Marília Arraes.

Obra de Maria comemora aniversário

A comunidade católica Obra de Maria, que está presente em vários estados brasileiros e em outros países, sobretudo da África, onde realiza assistência humanitária, vai celebrar 33 anos com dois dias de evangelização e shows no Centro de Convenções. Será nos dias 24 e 25 de junho, no Teatro Guararapes. Entre as várias atrações, o padre Fábio de Melo. A renda será revertida para o trabalho na África. Os ingressos já estão a venda na própria comunidade e pela Internet.

Por Terezinha Nunes/Foto: Divulgação

Mais fotos e mais noticias, click no @anoticiadovale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *