Sobradinho vive dias de incertezas políticas 

Curtas & Boas

A consumação da exoneração da Secretária de Saúde, em decreto assinado pelo Prefeito Regis Clevys (Cleivinho – PSD), datado de 22 de agosto de 2023, “a pedido”, bate o martelo e torna público o que todos já sabiam: Primeiro: Cleivinho é candidato à reeleição; Segundo: Os Bertis não engolem e nem aceitam essa decisão, por enquanto, pelo menos. 

Mas, há mais caroço nesse angu do que podem ver os simples eleitores. Perguntas que geram perguntas e mais perguntas: Porque os Bertis, que apesar das notórias, rusgas internas, sempre marcham unidos, rompem a um ano e meses das eleições. Um ano de oposição para quem se acostumou a fazer política sempre no governo… é pesado.  

Eles teriam algum aval ou garantia do governo da Bahia, dos senadores ou do PT, estadual ou nacional, dessa candidatura? Tiziu está nesse jogo? 

Mas, há quem aposte que tudo não passa de encenação entre Cleivinho e Luiz Vicente, orientado pela mãe, para continuar a manter o eleitorado mobilizado entre os dois lados que, de verdade verdadeira, são apenas um lado, o dos Bertis. 

Há cargos e cargos, há renda e renda da prefeitura para os Bertis. Recebe o pai, recebem os filhos, recebem os amigos mais chegados… E só a mãe é exonerada?  Estranho… 

Mas, imaginemos que tudo seja real e verdadeiro. Há uma briga e Cleivinho optou por Canturil contra os “irmãos” e o “pai” Berti.  O que vai acontecer nas eleições? 

Cleivinho não tem um grupo político. Tem agregados, atraídos pelo emprego, pelo destaque que deu a alguns desprezados anteriormente. Ele se sustenta com o grupo dos Bertis. Que ficará com ele até a hora certa… Difícil optar pelo risco quem sempre esteve ancorado no poder.  

Aí Cleivinho chega nas eleições só com Canturil e duas dezenas de candidatos a vereador, provavelmente nenhum de expressão. E Luiz Vicente pode preparar o terno da terceira posse.  

Mas, e se não for assim? Se o poder absoluto dos Bertis nesses quase 35 anos de emancipação política já tiver cansado, revoltado e dado coragem a uns tantos para romper e apostar no novo (quase igual…) e afastá-los de vez e para bem distante da vitória? 

Há incertezas e incertezas. Perguntas e mais perguntas… E tudo pode ser diferente amanhã e eis todos juntos Bertis e crias dos Bertis de braços dados sob os aplausos dos de sempre… 

Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *