Ministro Carlos Fávaro é recebido por produtores na Valexport, em Petrolina, e depois em Casa Nova

Casa Nova Cidades

Foto: Carlos Laerte

Os produtores e exportadores de frutas associados da Valexport (Associação Dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco), tiveram um encontro bastante produtivo na manhã desta sexta-feira (15), em Petrolina – PE.

Portador de boas novas para o setor, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, começou a reunião fazendo muitos elogios à agricultura irrigada, com ênfase para a produção e exportação de uvas e mangas na região de Petrolina/PE e Juazeiro BA.

“Trata-se de um Vale com alta produtividade e projetos de parceria pública-privada que são exemplos para todo país e merecem toda nossa atenção. Por isso, estamos aqui para tomar conhecimento das principais demandas e responder com a maior brevidade”, ressaltou.

De acordo com o diretor Institucional da Valexport, Caio Coelho, o ministro causou uma boa impressão entre os produtores. “Apresentamos pautas, a exemplo do direcionamento de vagas de auditores do MAPA para o Vale do São Francisco, no concurso que vai acontecer em 2023 e a emissão de fitossanitário em cargas destinadas à Europa que seja realizada na saída da fruta no packing, pelo Auditor do MAPA lotado no Vale do São Francisco”, frisou.  O diretor, acrescentou ainda a solicitação para a reativação do Plano Nacional de Combate às Moscas das Frutas criado pelo MAPA em 2015 e o registro de defensivos agrícolas por princípio ativo, permitindo o uso do genérico.

Caio Coelho encerrou, afirmando que os produtores gostaram muito da firmeza do ministro Carlos Fávaro, em atender os pleitos da categoria. “Estamos certos de que seremos atendidos muito em breve”, concluiu.

Foto: Luiz Washington/Jornal A Noticia do Vale

Depois de se reunir com produtores e exportadores de frutas associados da Valexport em Petrolina, o ministro seguiu para a cidade de Casa Nova/BA, onde foi recepcionado por autoridades do município e parte da população regional

Durante o evento, o ministro da Agricultura, que é do PSD, fez um balanço do governo do Presidente Lula, falou de exportação dos produtos agrícolas e pecuaristas.(Foto: Luiz Washington/Jornal A Noticia do Vale)

O prefeito deixou o ministro falando e saiu; muita gente ficou sem saber o motivo. Teve quem dissesse para A Noticia do Vale que o mesmo se sentiu mal e foi levado para o hospital para auferir a pressão; Na foto oficial, o prefeito não se faz presente, a prova que ele precisou se afastar do local antes mesmo de o ministro concluir seu pronunciamento. (Foto: Luiz Washington/Jornal A Noticia do Vale)

Durante a tarde o ministro Fávaro visitou as fazendas GrandValle, Fortaleza e La Brunie, que produzem uva e manga no município de Casa Nova, além da Vinícola Terra Nova, que pertence ao grupo Miolo, um dos maiores produtores de vinhos, espumantes e suco do Brasil.  

Fernando Marins, presidente do sindicato dos pequenos produtores da região, classificou a agenda com o ministro como “extremamente proveitosa”, tendo em vista “termos um representante direto do Governo Federal para conhecer o que nós fazemos aqui no Vale do São Francisco e também para dialogar sobre nossos desafios, que não são poucos, mas que só conseguiremos superar com a união desses diversos atores”.

Em sua terceira visita a Bahia neste ano, o ministro Carlos Fávaro agradeceu a recepção dos produtores e afirmou que “a orientação do presidente Lula é correr o Brasil, ouvir as demandas daqueles que fazem o agronegócio girar e discutir com esse público os caminhos para desburocratizar a produção agrícola, gerando competitividade, que é o que garante a força de nosso produto nos mercados interno e externo”. 

Redação

Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *