Bahia: Justiça Eleitoral retoma ações de Enfrentamento à Desinformação em escolas municipais

Outras Cidades Salvador

A Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-BA retomou, na semana passada, às ações educativas voltadas aos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos, por meio da visita à Escola Martagão Gesteira, localizada no Engenho Velho de Brotas, que conta com o apoio do projeto TRE em Todo Lugar.

As servidoras Adriana Passos (Gabinete da Secretaria de Planejamento de Estratégia, de Inovação e de Eleições – SPL) e Laís Rivas (Assessoria de Inovação – Assinov) apresentaram explanação dialogada sobre “Fake News e Desinformação”.

A apresentação refletiu sobre os impactos negativos que o tema abordado causa na sociedade, utilizando slides e vídeos. 

Como parte da ação, cada estudante recebeu um exemplar da revistinha “Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação”, que apresenta personagens criados pelo Eleitoral baiano para ensinar sobre os prejuízos causados pela desinformação. Os alunos também participaram de um jogo interativo sobre Desinformação e Eleições, disponívelneste link.  

Para Judith Carolina Costa Nogueira, diretora da Escola Martagão, “a ação é bem interessante, pois de maneira lúdica, leve e objetiva trouxe muito conhecimento. Os alunos demonstraram muito interesse no assunto e esclareceram suas dúvidas sobre o tema. Espero que a ação chegue a outras escolas também”. O estudante Wagner dos Santos destacou que o principal aprendizado foi entender a importância da checagem de informações: “A palestra foi muito importante para esclarecer o que era certo e errado na hora de compartilhar informações”, afirmou.

Alexsandro Palma, coordenador pedagógico da Gerência Regional Centro da Secretaria Municipal de Educação (Smed), disse que a temática é muito importante na atualidade: “É um conteúdo muito necessário ao nosso segmento da EJA, da educação de jovens, adultos e idosos. Principalmente os idosos, que muitas vezes são vulneráveis aos discursos falsos. Portanto, é fundamental aparelhar e instruir as pessoas com essas informações”, considerou.

Calendário-Até o final do próximo mês de novembro, a Comissão de Enfrentamento à Desinformação prevê a realização de ações educativas em outras nove escolas da rede municipal da capital. O público-alvo são os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

De acordo com Adriana Passos, membro da Comissão, o combate à desinformação deve ser frequente. “Como é um tema de extrema importância, deve ser tratado de forma contínua, independentemente de ser ano eleitoral ou não”, afirmou. As ações vão ocorrer uma vez por semana, conforme o cronograma sugerido pela Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), validado pelo TRE-BA.

TRE BA Foto divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *