20º edição Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco aposta na popularização da ciência 

Cidades Petrolina

No Estado, a programação acontece de 16 a 20 de outubro. O evento é considerado um farol de oportunidades que contribuem para evidenciar o papel da ciência na sociedade.

A partir do dia 16 de outubro, acontece oficialmente em Pernambuco a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que busca estimular e realizar atividades direcionadas à difusão da ciência, tecnologia e inovação, principalmente, junto a crianças e jovens. No Estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) é quem coordena o evento, que chega em sua 20º edição com uma programação de atividades realizadas em todas as regiões de desenvolvimento.

Para marcar o início da SNCT, a Secti/PE promove a conferência de abertura reunindo na mesa principal gestoras de equipamentos estaduais da ciência, tecnologia e inovação para discutir em torno do questionamento: “Quais contribuições o conhecimento científico pode trazer ao desenvolvimento sustentável?”. 

O Espaço Ciência também promove uma série de atividades criadas para o SNCT deste ano. De 14 a 20 de outubro, quem visitar o museu vai desfrutar, além de todas as atrações do local, momentos para a observação do eclipse solar anular, exposição Ciência em Casa, jogo RPG e Show da Química. 

A 20ª edição da SNCT é gratuita e traz como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. “O evento é considerado um farol de oportunidades que contribuem para evidenciar o papel da ciência na sociedade e a sua importância para o desenvolvimento sustentável. Nesta edição, nosso principal foco é fortalecer o trabalho de popularização científica a partir de perspectivas lúdicas e inovadoras”, destaca a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro. 

Programação da 20º SNCT em Pernambuco

14/10

Das 14h às 20h – Observação eclipse solar anular, no Observatório da Sé, no Alto da Sé  

15h às 17h – Observação eclipse solar anular, no Espaço Ciência, em Olinda

16/10

A partir das 9h30 –  Mesa de Abertura 20° SNCT, no auditório da SECTI-PE, no bairro do Recife

16 e 17/10

Das 13h às 17h – Mostra SECTI de Inovação, na Torre Malakoff , no bairro do Recife

13h30 e 14h30 – Oficina Eclipse na Caixa, no Espaço Ciência, em Olinda

17 a 20/10

Das 8h às 12h e das 14h às 16h – Exposição Ciência em Casa, no Espaço Ciência

Das 08h às 12 e das 13h às 17h – Jogo RPG – Crisol do equilíbrio: a jornada dos guardiões da natureza, no Espaço Ciência

Das 9h e 11h e das 14h e 16h – Show da Química, no Espaço Ciência

24 e 25/10

Das 08h às 17h – Ciência Móvel na SNCT, no IFPE Afogados da Ingazeira

31/10

Lançamento do Episódio “Ciências Básicas e Educação”, no âmbito do Museológicas Podcast, nas plataformas de podcast e no YouTube.

Secti Pernambuco/Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *