Semaurb intensifica captura de enxames de abelhas no município

Cidades Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da equipe de monitoramento e fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) realizou nos últimos dias várias capturas de abelhas. Os enxames recolhidos estavam localizados nos bairros Pedra do Lord, Jardim Flórida, Tabuleiro, entre outros pontos da cidade.

Atualmente a Semaurb vem realizando duas operações semanais nas terças e quintas-feiras. Cerca de 20 enxames mensais são retirados e destinados a apicultores ou soltos na caatinga longe da zona urbana.

“As abelhas são insetos muito importantes, que exercem um papel fundamental na natureza. Elas fazem a polinização natural das plantas, no momento em que procuram alimentos nas flores. Mas quando se sentem ameaçadas, podem atacar com seus ferrões. Para evitar acidentes, orientamos à população que ao encontrar um enxame, não mexa na colmeia. O ideal é chamar a Semaurb ou algum apicultor para realizar a remoção com segurança”, alertou o diretor de fiscalização ambiental, Hudson Duarte.

Como solicitar o serviço

A presença de abelhas pode ser perigosa, principalmente para pessoas alérgicas a picadas. Por isso, a equipe de fiscalização ambiental da Semaurb disponibiliza um contato para denunciar a presença de enxames e solicitar a retirada dos insetos de logradouros públicos ou de residências de pessoas de baixa renda. Para solicitar o serviço a população pode procurar a Semaurb, à Rua Oscar Ribeiro, s/n, no Centro de Juazeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h ou através dos telefones (74) 3612-3582 (Whatsapp), 3612-3567 ou 3612-3590.

Além de garantir a segurança da população, a retirada dos enxames também é importante para preservar a biodiversidade local e o equilíbrio do ecossistema. As abelhas são responsáveis pela polinização de diversas espécies vegetais, garantindo a produção de alimentos e a manutenção da fauna e da flora da região.

Ascom

Mais fotos e mais noticias, click no @anoticiadovale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *