Petrolina tem sido destaque em diversas áreas como infraestrutura e desenvolvimento econômico, mas projetos e ações realizados na rede básica de saúde também têm sido reconhecidos em âmbito estadual e nacional. Exemplo disso são os cinco projetos que foram enviados pela Diretoria de Saúde Bucal e profissionais cirurgiões dentistas da Atenção Básica do município e selecionados para o Prêmio APS Forte no SUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a OPAS/OMS, cujo tema em 2021 foi ‘Integralidade no Cuidado’.
De acordo com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), essa premiação tem como objetivo reconhecer as melhores experiências da assistência realizadas na atenção primária em todo o país, considerando os diversos desafios enfrentados pelas gestões durante esse período da pandemia de Covid-19. Além da troca de conhecimento e experiências exitosas, os projetos finalistas servirão como auxílio para implementar políticas desenvolvidas em todo o país.
O resultado final ainda será divulgado, mas as quatro experiências vencedoras serão premiadas com uma viagem de formação internacional. “Termos esses projetos selecionados num prêmio de âmbito nacional já é algo a se comemorar tendo em vista a ampla concorrência que enfrentamos. Petrolina, mais uma vez, se mostra num cenário favorável onde a saúde bucal promovida na Atenção Básica tem sido realizada com muito compromisso e zelo. Diante das diversas dificuldades que nosso país enfrenta devido à pandemia, ainda assim, conseguimos nos destacar por fazer um trabalho forte e dedicado”, ressaltou a diretora de Saúde Bucal do município, Roberta Teixeira.
Por Jaquelyne Costa
Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde