Petrobras reinaugura universidade corporativa

Outras Cidades Salvador

A Universidade Petrobras (UP), tradicional centro de formação e qualificação para empregados da companhia, foi reinaugurada nesta manhã (26) no Edifício Torre Pituba, em Salvador, onde será a atual sede. Petroleiro aposentado e ex dirigente da companhia, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou do ato e disse que a retomada das atividades reafirma o compromisso da empresa de seguir com os investimentos na Bahia.

“Após a reabertura do prédio, recebemos essa boa notícia da volta da Universidade Petrobras e dos estudantes, que vão desde a área de engenharia de petróleo a técnicos de operações. É a Petrobras voltando novamente à área de formação e, obviamente, à área de desenvolvimento industrial. E eu estou torcendo muito para que ela entre no campo da energia renovável e impulsione ainda mais o setor, aqui no estado, de energia solar, eólica e hidrogênio verde”, declara confiante o parlamentar.

O evento contou com a presença do presidente da companhia Jean Paul Prates e de dirigentes, do gerente geral da Universidade Petrobras, Antônio Felipe Flutt, além da secretária de Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro. Participaram ainda o consultor de negócios do SENAI-CIMATEC, Miguel Andrade Filho, além de empregados, alunos, representantes da comunidade científica, da comunidade acadêmica e do poder público.

Para Prates, a entidade educacional vem num momento importante de retomada das contratações por concursos públicos. “Queremos também que a UP volte a ser um centro de referência em ensino, aprendizagem e gestão do conhecimento não só para a Petrobras, mas para a indústria de energia no país”, celebra o presidente.

Nova estrutura

Na Bahia, a Universidade Petrobras vai ocupar dois andares do Torre Pituba, que foi reaberto em junho do ano passado. São 131 alunos previstos para o curso de Engenharia de Petróleo, a partir desta quarta-feira (27/03), com duração de 11 meses, representando um marco histórico, já que a primeira turma de Engenheiros de Petróleo do Brasil foi formada na Bahia, em 1959, pelo antigo Centro Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisas do Petróleo (CENAP). A eles se somam os 238 alunos nos cursos de nível técnico, que já estão em aulas com parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATEC).

Ao todo, cerca de mil técnicos recém-contratados da Petrobras começaram o programa de formação para estarem aptos a iniciar efetivamente em suas atividades dentro da companhia. A ação é uma parceria com o SENAI, envolve profissionais de todo o país aprovados no concurso mais recente e faz parte de uma investida nacional da empresa, que terá formações para equipes, além da Bahia, também nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Ascom Liderança da Maioria | Dep. estadual Rosemberg Pinto (PT)

Ana Paula Loiola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *